Clique nas imagens para ampliar
A central de alarme do sistema deve obter a informação sobre o estado em que se encontram os detectores e, em caso de ser uma situação para alarme, ela ativa os sinalizadores.
A central do sistema de alarme e detecção de incêndio também irá verificar possíveis falhas nas instalações, que podem ser de vários tipos como: cabeamento rompido, curto circuito, entre outras.
Tais centrais do sistema são classificadas em dois tipos distintos, as convencionais e as endereçadas. As convencionais são as mais simples, ou seja, são indicadas para locais com menos compartimentos, ou menores. Já as endereçadas permitem identificar cada elemento de forma individual, assim como o exato local.
DETECTORES DO SISTEMA DE ALARME E DETECÇÃO DE INCÊNDIO
Os detectores do sistema de alarme e detecção de incêndio são os “avaliadores” das condições no ambiente. São eles que verificam a presença ou não de tal. São instrumentos de mais precisão e por isso devem sempre ser instalados exatamente conforme previsto no projeto elaborado.
Os acionadores manuais são outros elementos do sistema de alarme e detecção de incêndio e funcionam como chaves conectadas aos laços seja o endereçado ou o convencional.
Tais elementos permitem que a pessoa indique manualmente uma situação de emergência ao sistema, mesmo antes que seja detectado pelo sistema automático, permitindo, portanto, mais tempo para ações, como evacuação e ativação da brigada de incêndio.
Os sinalizadores são os elementos responsáveis do sistema de alarme e detecção de incêndio após a central ser ativada, por indicar a todos do ambiente a situação atual, a fim de sinalizar com uma evacuação, por exemplo. As formas de sinalização podem ser sonoras, visuais ou mistas, conforme as necessidades apresentadas.
As finalidades dos módulos são várias dentro do sistema de alarme e detecção de incêndio, pois monitoram dispositivos, atuando em equipamentos no caso de apresentação de sinistro, podendo desligar e ou ligar equipamentos conforme necessidade imposta.
O ideal no momento de projetar e instalar um sistema de alarme e detecção de incêndio é procurar uma empresa especializada, com Know-how de serviços prestados e que seja extremamente profissional nas execuções.
O sistema de alarme e detecção de incêndio é formado basicamente por alguns elementos que podemos considerar mais básicos, sendo eles:
- Central de Alarme e de Detecção;
- Detectores do Sistema;
- Acionadores Manuais;
- Sinalizadores;
- Módulos (de entrada e saída).
HIDROMON ENGENHARIA – KNOW-HOW EM SOLUÇÕES PARA PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS
A Hidromon Engenharia é uma empresa sediada em São Paulo, capital e possui profunda especialização na execução de projetos, assim como montagens e sistemas contra incêndio.
Com quase 30 anos de dedicação e expertise na área em que atua, ela tem profissionais altamente capacitados para empregar toda experiência em um segmento que de fato necessita seriedade de trabalho.
Outras características marcantes da Hidromon são: possuir flexibilidade e agilidade na execução dos trabalhos com soluções completas, além de entregar trabalhos diferenciados e com preços extremamente competitivos.